Iniciativa promoveu oficinas e consultorias para mulheres das comunidades da Graviola, Japão e entorno da Praia de Iracema
O projeto Gastronomia em Rede, iniciativa da Rede Cria e que conta o apoio cultural do Instituto Cultural Iracema, apoio institucional do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e o agradecimento da Solar Coca-Cola, celebra os resultados obtidos no seu primeiro ano de realização.
O Projeto tem o objetivo de promover a inclusão produtiva de mulheres, sobretudo mulheres negras, na indústria criativa de Fortaleza por meio da difusão de seus saberes gastronômicos, contribuindo para a preservação da cultura alimentar do município, proporcionando a geração de renda, a inclusão socioeconômica, o empoderamento feminino e a redução das desigualdades de gênero.
A iniciativa contou com a participação de 12 mulheres das comunidades da Graviola, Japão e entorno da comunidade da Praia de Iracema, em Fortaleza. Em seu percurso formativo, promoveu oficinas e consultorias nas área de precificação, gestão de negócios e marketing de produto; workshops com chefs de cozinha renomados; e oficinas de práticas de gastronomia e cultura alimentar, em parceria com a Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, somando um quantitativo de 73h/aulas de ações de formação.
Além das ações formativas, o projeto realizou o I Circuito Gastronomia em Rede, nos dias 08 e 09 de dezembro, em 07 restaurantes parceiros da Praia de Iracema que receberam as “fazedoras de comida”. A ação teve a participação de 4.200 pessoas, durante os dois dias de atividades, e a venda de 630 pratos produzidos.
Com isso, as mulheres tiveram um incremento na renda de mais 279%. O Circuito é um momento para a troca de experiências, rodas de conversa e vivência entre as participantes, convidados e o público em geral que puderam saborear as comidas e conhecer a cultura alimentar do bairro.
O projeto encerrou com um encontro de avaliação para discutir o balanço das atividades, bem como, a entrega dos certificados de participação. A coordenadora do projeto Gastronomia em Rede, Vivi Façanha, destaca que “os dados demonstram a importância de projetos que possam promover o empreendedorismo feminino nas comunidades e a necessidade de desenvolver políticas públicas de geração de renda e a inclusão socioeconômica dessas mulheres”.
“O objetivo foi proporcionar formações, oficinas e demais atividades que culminaram na profissionalização das participantes, com momentos de integração e troca de saberes, para difundir suas potencialidades gastronômicas. Esse é um passo importante para a valorização da cultura alimentar do município, a representatividade, a ocupação de espaços e a justiça social”, finaliza a coordenadora.
Empreendedorismo feminino
A participante do projeto e cozinheira, Juliana Sales, avalia como positiva a realização do projeto e agradece a possibilidade de fazer parte dessa edição. “Quero agradecer a oportunidade de participar desse projeto incrível que ajudou no meu crescimento profissional. Eu simplesmente amei o projeto”, finaliza. Juliana Sales compõem os 92% do público alcançado que considerou as ações promovidas pelo Projeto Gastronomia em Rede como ótimas e/ou boas.
Dentre os perfis das mulheres beneficiadas pelo projeto Gastronomia em Rede, 90% se autodeclaram mulheres pardas, 45,5% possuem como única ocupação a venda de comida, 81,8% possuem renda familiar entre 1 a 2 salários mínimos e 85% comercializam comida em casa e/ou informalmente em suas comunidades. Dados que mostram a realidade das mulheres que fazem parte desse projeto.
A coordenadora Vivi Façanha ressalta que “os números foram positivos e servirão de guia para avaliar as potencialidades do projeto e onde devemos melhorar. Agora é celebrar os frutos promovidos e seguir com os próximos passos para a realização de mais uma edição do Gastronomia em Rede”, enfatiza.
Sobre a Rede Cria
Desde 2019, a Rede Cria tem desenvolvido projetos que colaboram para fomentar as potências femininas do Ceará, estimular o desenvolvimento de suas habilidades criativas e promover a transformação social sustentável. Sua missão é promover a educação, o acesso à diversidade artística e cultural, a cidadania, a defesa e preservação do patrimônio imaterial do povo cearense.
~ Serviço
Cultura alimentar nas comunidades: Rede Cria celebra as conquistas alcançadas na primeira edição do Projeto Gastronomia em Rede em 2023
Mais informações:
Site: www.redecria.com.br
Telefone: (85) 99929.8475 (WhatsApp)