Projeto Gastronomia em Rede lança mapeamento para conhecer o perfil das “fazedoras de comida” de comunidades na Praia de Iracema

O projeto Gastronomia em Rede, realizado pela Rede Cria e que conta o apoio cultural do Instituto Cultural Iracema, apoio institucional do Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura, da Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco e da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e o agradecimento da Coca-Cola, promoveu mapeamento gastronômico, entre os dias 11 e 29 de setembro de 2023, para conhecer as mulheres que comercializam informalmente comida nas comunidades da Graviola, Morro e Japão na Praia de Iracema, na cidade de Fortaleza.

O mapeamento buscou identificar os saberes e fazeres gastronômicos de mulheres domiciliadas nestas comunidades, com o intuito de selecionar microempresárias informais para participar do projeto que possui como objetivo fomentar o empreendedorismo feminino, a preservação da cultura alimentar do município e a geração de renda.

Dentre os critérios de seleção para participar do projeto é necessário serem “fazedoras de comidas” que residam nas comunidades da Graviola Morro e Japão, localizadas na Praia de Iracema, que comercializem informalmente seus alimentos e possuam renda familiar de até dois salários mínimos.

As selecionadas participarão de oficinas, consultorias e laboratórios criativos que oferecem conteúdos para alavancar seus modelos de negócios, gerando oportunidades para que possam formular parcerias e empreender de forma sustentável, impacto socioeconômico no bairro e a valorização da culinária local.

No final do ciclo formativo, acontecerá o Festival Gastronômico que difundirá a produção das mulheres beneficiadas. Um momento para a troca de experiências, rodas de conversa e vivência entre as participantes, convidados e o público em geral que poderão saborear as comidas e conhecer a cultura alimentar do bairro.

A coordenadora do projeto Gastronomia em Rede, Vivi Façanha, acredita que o mapeamento contribuirá para identificar um recorte da cultura alimentar da Praia de Iracema. “Através do mapeamento, conheceremos as mulheres que trabalham informalmente com a produção de comida nessas comunidades, suas potencialidades, seus anseios. O projeto espera impulsionar a economia do bairro e alavancar os negócios dessas mulheres de forma sustentável’, enfatiza Vivi.


Sobre a Rede Cria
Desde 2019, a Rede Cria tem desenvolvido projetos que colaboram para fomentar as potências femininas do Ceará, estimular o desenvolvimento de suas habilidades criativas e promover a transformação social sustentável. Sua missão é promover a educação, o acesso à diversidade artística e cultural, a cidadania, a defesa e preservação do patrimônio imaterial do povo cearense.

 

~ Serviço
Data das inscrições:
Link para inscrição: Mapeamento Gastronômico 
Mais informações: www.redecria.com.br ou pleo telefone: (85) 8707.3900 (whatsApp)