Uma Experiência Arqueológica

Em julho de 2023, o Projeto  esteve nas comunidades Poço da Draga e Graviola, criando um espaço lúdico com o objetivo de proporcionar à infância um primeiro contato com o universo da Arqueologia

 

Duas turmas foram formadas por crianças com idade entre 07 e 12 anos que, durante as atividades, refletiram sobre como certos fragmentos e objetos encontrados no solo podem ajudar a compreender modos de viver de diferentes povos no passado. A programação integrou três vivências.

A primeira vivência – “Escavação Arqueológica e Produção de Artefato” – envolveu a percepção do artefato arqueológico por meio de uma prática lúdica de escavação simulada, seguida pela atividade de reconstituição das peças cerâmicas encontradas, além de uma experimentação de modelagem com argila.

Durante a atividade “Descobertas no Museu!”, as turmas visitaram o Museu da Indústria do Ceará, onde perceberam objetos encontrados nas escavações realizadas durante as obras de restauração da edificação. Na visita, as crianças pensaram sobre como os vestígios arqueológicos contribuem para o entendimento da história da cidade.

A vivência “Experimentando: Arte Rupestre no Ceará” abordou as pinturas e gravuras rupestres como registros de vivências e expressões criativas dos povos originários em tempos pré-coloniais. As crianças participantes também manusearam pigmentos naturais (carvão, argilas de diferentes cores, urucum) na preparação de tintas.

UMA EXPERIÊNCIA ARQUEOLÓGICA teve o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, por meio do II Edital Cultura Infância, e contou com a parceria da Ong Velaumar e do Centro Social Lúmen Graviola.

O projeto contemplou, ainda, a produção de um material educativo que foi distribuído para as crianças participantes e estudantes de cinco escolas públicas. Agora ele pode ser acessado, também, em formato digital e em audiolivro.

Texto: Monalisa Viana
Fotos: Luciana Rodrigues

Conheça a Cartilha
Uma Experiência Arqueólogica

Escute o Audiolivro
Uma Experiência Arqueólogica