Rede Cria realiza mais uma edição do projeto Se Essa Casa Fosse Minha na Comunidade da Graviola

O projeto é totalmente gratuito e livre para crianças com idade entre 08 e 14 anos  

A Rede Cria realiza a 3ª edição do projeto Se Essa Casa Fosse Minha que promove ações de educação patrimonial através da arte. No mês de férias, as crianças da comunidade da Graviola, localizada no bairro Praia de Iracema, na cidade de Fortaleza, farão oficinas sobre patrimônio, cultura e práticas de fotografia.

As ações formativas contam com a coordenação pedagógica de Monalisa Freitas e Nágila Gonçalves e mediação da fotógrafa Beatriz Souza. As vivências artísticas resultarão em uma exposição fotográfica protagonizada pela infância com previsão de abertura para o mês de outubro deste ano.

O projeto busca propiciar às crianças a experiência de protagonizar a criação de uma exposição artística e vivenciar todo o seu processo de produção. A exposição será um registro, em formato fotográfico, que contará a história da comunidade da Graviola pelo olhar das crianças.

A coordenadora do projeto, Vivi Façanha, acredita que essa nova edição trará outros olhares sobre a comunidade da Graviola. “As crianças serão protagonistas na construção dessa exposição que falará sobre o seu lugar, “sua casa”. É importante valorizarmos iniciativas que fortaleçam as vozes dessas crianças, compreendendo que são indivíduos autônomos, detentores de direitos e capazes de construir suas produções artísticas”, enfatiza.

Após as formações, as fotografias farão parte da exposição que será exposta em um espaço, na Praia de Iracema. As fotografias contarão a história do território proporcionando aos espectadores vivenciar uma intensa experiência sensorial que o conectará ao universo lúdico e criativo da infância, suas diversas formas de sentir e interagir com o bairro que habitam.

Vivi Façanha ainda acrescenta sobre a necessidade de criar uma relação de pertencimento com o bairro. “A ação cultural propiciará à comunidade se reconhecer e fortalecer sua autoestima. Promovendo uma relação com o bairro que habitam, por meio da fotografia, que fará um registro do cotidiano da comunidade da Graviola, seus moradores e suas diversas formas de existir neste território criativo de grande relevância cultural”, finaliza.

CONHEÇA A REDE CRIA

Desde 2019, a Rede Cria atua como incubadora criativa com foco no incremento das potencialidades de mulheres e crianças domiciliadas em comunidades de baixo IDH, localizadas no bairro Praia de Iracema em Fortaleza, promovendo o acesso continuado ao conhecimento, por meio de oficinas, consultorias, intercâmbio de saberes que colaboram para a transformação social sustentável deste território criativo de grande relevância para o município. Sua missão é proporcionar acesso à educação, a diversidade artística e cultural, a cidadania, a defesa e preservação do patrimônio imaterial do povo cearense.

SERVIÇO
Rede Cria realiza mais uma edição do projeto Se Essa Casa Fosse Minha na Comunidade da Graviola
Acompanhe a programação pelo Instagram: @redecria
Site: https://redecria.com.br
Mais informações: (85) 99929.8475 (whatsApp)